Estímulo à Cultura e à Criatividade com Consciência Ambiental: Projeto Escolas Criativas
- Prospera Nacional
- 4 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Integrar cultura, educação, sustentabilidade e inovação é a proposta do projeto Escolas Criativas, que começou a ser implementado em escolas da rede pública municipal de Niterói. Com um modelo pioneiro, as unidades escolares passam a contar com salas interativas que incluem uma sala de cinema abastecida por energia fotovoltaica e espaços digitais dedicados a promover conteúdos sobre cultura popular, artes cênicas, patrimônio material e imaterial e sustentabilidade.
O projeto, desenvolvido pela Quintal das Artes em parceria com a prefeitura de Niterói, tem como objetivo aliar educação ambiental a uma formação artística ampla. Além disso, prevê exibições de grupos artísticos e debates sobre temas como meio ambiente e cultura. Segundo Vinícius Wu, diretor executivo do projeto, o foco é formar jovens mais conscientes e engajados com os desafios do século XXI:"Queremos trazer conteúdos que combinem história, arte e sustentabilidade, tornando as escolas não apenas centros de aprendizado, mas também espaços de transformação social.”
Outro diferencial do projeto é a capacitação de professores, com cursos sobre audiovisual, fotografia e cinema, que permitirão criar novas formas de engajamento com os alunos. Para Márcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel, o impacto vai além da sala de aula, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, que aborda educação inclusiva e de qualidade:“Acreditamos que a educação tem potencial de inclusão social e pode abrir novas oportunidades para crianças e adolescentes.”
Com investimento de R$ 1,2 milhão, o projeto reflete a importância de unir esforços públicos e privados em prol de uma educação transformadora, destacando Niterói como uma referência em inovação educacional.
O Escolas Criativas está em expansão e promete impactar ainda mais escolas públicas nos próximos anos, levando cultura, tecnologia e sustentabilidade para a formação de novos cidadãos conscientes e engajados.
