Formação em autonomia feminina, produção natural e bioeconomia abre inscrições
- Caê Salvadori
- 16 de ago.
- 2 min de leitura
A segunda edição do Projeto ARTEMÍSIA vai beneficiar moradoras de São Gonçalo, Paracambi, Piabetá, Duque de Caxias e Realengo, no Rio.

Estão abertas as inscrições para novas turmas de qualificação em empreendedorismo sustentável no Projeto ARTEMÍSIA, Escola de Mulheres e Bioeconomia. Em sua segunda edição, o ciclo formativo vai beneficiar gratuitamente moradoras de Duque de Caxias, Paracambi, Piabetá e São Gonçalo. Já na capital do estado, as ações desta temporada acontecem no bairro de Realengo. Podem se inscrever mulheres com idade entre 18 e 65 anos, residentes nos territórios atendidos.
O Projeto ARTEMÍSIA é uma realização do Instituto BR e do Sebrae-RJ, com coordenação acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e apoio do Movimento Cidade no Feminino.
A iniciativa oferece formação completa e interdisciplinar com foco na capacitação de mulheres residentes em regiões periféricas para transformar saberes ancestrais em geração de renda e cuidado com o meio ambiente. “Ao cultivar hortas comunitárias, manipular ervas medicinais e produzir cosméticos naturais, essas mulheres constroem caminhos de resistência e sustentabilidade, mostrando que a bioeconomia pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, cultural e ambiental”, destaca Leila Araújo, coordenadora do Projeto.
Soluções Baseadas na Natureza
A iniciativa está alinhada ao conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), defendido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe ações capazes de regenerar o meio ambiente enquanto fortalecem comunidades e enfrentam os efeitos da crise climática.
Partindo do princípio de que valorizar práticas tradicionais de cuidado com a natureza, é reafirmar essas experiências como estratégias de sobrevivência, construção de autonomia e afirmação política, o projeto ARTEMÍSIA, mais do que simplesmente formar empreendedoras, promove reconexão com a terra, com os saberes das gerações passadas e com a força da coletividade.
O ciclo formativo oferecido pelo projeto ARTEMÍSIA se baseia em letramento social e empreendedorismo feminino a partir do cultivo de ervas medicinais e produção de saboaria natural, com foco na mobilização comunitária e qualificação de mulheres dos territórios periféricos atendidos. A metodologia envolve oficinas de capacitação em cidadania, saboaria natural e cultivo de ervas medicinais, com base na produção consciente, hábitos saudáveis e formação de grupos produtivos. A iniciativa conta com envolvimento direto das lideranças comunitárias e realiza aplicação de diagnósticos sociais nas localidades participantes.
Sobre o Instituto BR:
O Instituto BR é uma organização dedicada ao desenvolvimento e implementação de projetos de impacto nas áreas de Economia Criativa, apoio ao Empreendedorismo, Cultura, Esporte, Educação, Sustentabilidade e Formação Profissional. Com uma equipe especializada, oferece soluções customizadas garantindo eficiência, transparência e resultados de qualidade.
Com presença em todo o Brasil, a instituição possui unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Goiás, Amapá e Piauí. Atuando desde a concepção até a gestão, monitoramento e prestação de contas de projetos, assegurando a transparência, excelência e eficácia das iniciativas. Dentre os principais projetos transformadores, destacam-se: Prospera, Escolas Criativas, Portas Abertas, ARTEMÍSIA, LAB Cidades Criativas, Juntos!, Festivais, Qualifica, Cria Hub, Cine+, ReViva e Agentes de Direito.
CURSO GRATUITO DE BIOECONOMIA PARA MULHERES
Inscrições: até o dia 20 de agosto
Informações: (21) 98754-0343.